segunda-feira, 16 de março de 2009

Matematica

Atividades – Matemática

Cantando números

Objetivo:
Fazer com que os alunos percebam como os números estão presentes em canções populares e infantis.

Procedimentos:

Peça aos alunos que pesquisem em casa uma música em que apareçam números. Marque um dia com o grupo e faça uma apresentação musical: cada aluno deverá trazer a representação (desenho) da música que pesquisou e cantá-la para a classe. Caso haja músicas repetidas, eles poderão cantá-las em grupo. No final de cada apresentação, o professor e o grupo discutem as
seguintes questões:
1) Quais são os números que apareceram?
2) Foi feito algum tipo de operação (adição ou subtração)?
3) Como podemos representar esta música utilizando os números?

Sugestão de músicas:

A maior parte das canções e parlendas são de autoria desconhecida.
A pulga (Arca de Noé – Vinícius de Moraes)
Cinco patinhos (Xuxa)
Indiozinhos
Um, dois, três, indiozinhos, quatro, cinco, seis, indiozinhos,Sete, oito, nove indiozinhos, dez num pequeno bote.Iam navegando pelo rio abaixo, quando o jacaré se aproximou,E o pequeno bote com os indiozinhos, quase quase virou, mas não virou!

Atividades

Mariana Mariana conta um, Mariana conta um,
é um, é um, é um é Ana, viva a Mariana, viva a Mariana.
Mariana conta dois, Mariana conta dois,
É dois, é um, é dois, é Ana, viva a Mariana, viva a Mariana.
Mariana conta três, Mariana conta três,
É três, é dois, é um, é dois, é três, é Ana, viva a Mariana, viva a Mariana, ...
Elefante Um elefante incomoda muita gente,
dois elefantes incomodam, incomodam muito mais.
Três elefantes incomodam muita gente,
Quatro elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais, ...
Pipoquinha Uma pipoquinha pulando na panela, outra pipoquinha vem com ela discutir
É um tal de um tremendo falatório, que ninguém consegue se ouvir.
É um tal de poc, popoc, poc, poc, popoc, poc, poc, popoc, poc, pó!
Duas pipoquinhas pulando na panela, outra pipoquinha vem com elas discutir
É um tal de um tremendo falatório, que ninguém consegue se ouvir.
É um tal de poc, popoc, poc, poc, popoc, poc, poc, popoc, poc, pó!´. . .
Quilômetros Só faltam dez quilômetros, só faltam dez quilômetros,
Anda um pouquinho, descansa um pouquinho, só faltam nove quilômetros.
Só faltam nove quilômetros, só faltam nove quilômetros,
Anda um pouquinho, descansa um pouquinho,
Só faltam oito quilômetros. . .

Atividades

Caveiras

Quando o relógio bate à uma, todas as caveiras saem da tumba.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às duas, todas as caveiras pintam as unhas.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às três, todas as caveiras imitam chinês.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às quatro, todas as caveiras amarram o sapato.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às cinco, todas as caveiras apertam o cinto.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às seis, todas as caveiras jogam xadrez.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às sete, todas as caveiras mascam chiclete.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às oito, todas as caveiras comem biscoito.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às nove, todas as caveiras dançam o rock.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às dez, todas as caveiras comem pastéis.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às onze, todas as caveiras tomam um bronze.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)
Quando o relógio bate às doze, todas as caveiras voltam pra tumba.
Tumba lá catumba, tumba tá (repete)

Atividades

Parlenda

Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
Cinco, seis, molho inglês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis!
A galinha A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um
Bota dois
Bota três
Bota quatro
Bota cinco
Bota seis
Bota sete
Bota oito
Bota nove
Bota dez!

Atividades

Trilha matemática

Objetivos:
Desenvolver o cálculo mental, bem como familiarizar as crianças com as operações da adição esubtração, além de trabalhar conceitos da Unidade 1, como par e ímpar, maior e menor, dúzia emeia dúzia, dezenas inteiras e decomposição.
Material:
Um dado grande de espuma, giz e questões matemáticas divididas por temas: ADIÇÃO,SUBTRAÇÃO, PROBLEMAS, CONCEITOS ou DECOMPOSIÇÃO.
Procedimentos:
Dividir os alunos em duplas. Discutir com eles se o número de alunos é par ou ímpar. Caso seja
ímpar, será feito um trio. Fazer no pátio uma trilha, utilizando giz. Em cada casa, deve haver um
dos 5 temas acima, intercalados. Um dos alunos da dupla será o “peão” o outro jogará o dado.
No caso de ser em trio, um será o “peão” e os outros dois se revezarão no lançamento do dado.
Sorteia-se qual dupla será a primeira (a critério do professor e/ou alunos). O professor deverá ter,além das questões da trilha, algumas questões que ele fará no início do jogo.
Escolhida a primeira dupla, o jogador que for o peão se colocará no início da trilha e o outro jogador lançará o dado. O professor fará então uma pergunta inicial, sorteando-a de um saco.
O jogador que lançou o dado deverá responder e, caso acerte, o “peão” andará o número de casas tiradas no dado. Se errar, continuará no mesmo lugar. A cada rodada, troca-se quem irá responder: se na primeira rodada responderam os lançadores, na segunda rodada responderão os peões. Ao final da primeira rodada, os “peões” que andaram casas passarão a responder as questões da trilha (cada um na casa em que está).Se, por exemplo, a primeira dupla acertou
sua questão e havia tirado 2 no dado, então andará duas casas. Caso tenha caído na casa dos problemas, o professor dará um problema para ser resolvido, sobre adição ou subtração. Vence o jogo a dupla que chegar ao final da trilha primeiro. Vale lembrar que as questões serão feitasoralmente e que, por isso, devem ser corrigidas na hora (quando a dupla responder, verificar se
os outros alunos concordam ou discordam da resposta do colega, explicando o porquê).

Atividades

Sugestões de questões por tema:

ADIÇÃO: 8 + 3, 2 + 5, 9 + 4 etc.
SUBTRAÇÃO: 8 – 3, 7 – 4, 13 – 8 etc.

PROBLEMAS
: 1) Gabriel tinha 8 figurinhas repetidas e deu 2 ao seu colega Fernando. Com quantas figurinhas ficou?
2) Samuel adora brigadeiros. Numa festa de aniversário comeu 6 antes de comer o bolo e mais 7 depois. Quantos brigadeiros Samuel comeu?
CONCEITOS: diga um número par; 16 é um número ímpar?; diga um número maior que 64; qual é o menor: 24 ou 42?; quanto vale uma dúzia e meia? etc.
DECOMPOSIÇÃO – quantas dezenas há em 62?; 5 dezenas equivalem a quantas unidades?; quantas dezenas há no número 75? etc.

Atividades

Jogo: Quem eu sou?

Objetivos:
Aprofundar o conhecimento dos alunos na comparação dos números.
Materiais:
Cartões numerados e cartelas correspondentes a cada número.
Procedimentos:
O professor deverá embaralhar os cartões numerados e distribuí-los, um para cada aluno, sem que ninguém veja o cartão do outro colega. A seguir, o professor sorteia uma das cartelas e lê as dicas, pausadamente. O aluno que estiver com o cartão correspondente à cartela deverá se identificar. É interessante que todos os alunos comecem o jogo em pé e à medida que o professor for lendo as dicas e eles perceberem que não é o seu número, eles se sentam. Assim, ficará de pé somente o aluno que está com o número correspondente à cartela sorteada.
Exemplos de cartelas com as dicas
NÚMERO 38 – estou entre 3 e 4 dezenas, sou um número par e o algarismo das unidades é maior que 7
NÚMERO 15 – sou um número ímpar, tenho mais que dez unidades e somado com outro igual a mim dão 3 dezenas.
NÚMERO 26 – sou maior que duas dúzias, sou menor que 30 unidades e o algarismo das unidades é 6.

Um comentário:

Stephanie disse...

estava com essa musica das caveiras na cabeça! nao a ouvia (muito menos lia) a aaaaaaaaanos!

valeu! gostei mto do blog!

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