segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Hino do Rio Grande do Sul

Composição: Francisco Pinto da Fontoura / Joaquim José de Mendanha

Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade


Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra


De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra


Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo


Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra


De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra




















A Semana Farroupilha é um evento festivo do estado do Rio Grande do Sul, que se inicia a 14 de setembro a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a maior revolução do Brasil que durou 10 anos e tinha como idéia a separação do Rio Grande do Sul do Brasil. Mas ainda hoje ativistas Sulistas tem idéias da separação do estado do Brasil.
O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul, e a Argentina a oeste, sua capital é o município de Porto Alegre.


É o estado mais meridional do país, conta com o quarto maior PIB - superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais -, o quinto mais populoso e o quinto índice de desenvolvimento humano (IDH) mais elevado.


O estado possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil do país. Sua população é em grande parte formada por descendentes de alemães, italianos e poloneses. Em pequena parte por indígenas, portugueses, açorianos, espanhóis, africanos e franceses, dentre outros imigrantes.


Em certas regiões do estado, como a Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua italiana (talian) e do alemão (Hunsrückisch, Plattdeutsch).


Esse estado brasileiro originalmente teve sua economia baseada na pecuária bovina que se instalou no Sul do Brasil durante o século XVII com as missões jesuíticas na América, e posteriormente expandiu-se aos setores comercial e industrial, especialmente na metade norte do Estado.
Como boa gaucha que sou,vou postar algumas atividades retirados do site "Alfabetizando e Educando com a Turma da Monica" e da Prof. Ananda para trabalhar a semana Farroupilha na sala de aula.

Primeira presidente negra do mundo


Biografia: Ellen Johnson-Sirleaf, da Libéria "Dama de Ferro"
Por Alistair Boddy-Evans , About.com Guia
Veja mais sobre:
• biografia do líder africano
• Ellen Johnson-Sirleaf
• independência da Libéria
Imagem © Claire Soares / IRIN
Data de nascimento: 29 de outubro de 1938, Monrovia, Libéria.
Ellen Johnson nasceu em Monróvia, capital da Libéria, entre os descendentes dos colonos originais da Libéria (ex-Africano escravos da América, que prontamente à chegada começou a escravizar o povo indígena que usava o sistema social de seus antigos mestres americanos como base para sua nova sociedade). Estes descendentes são conhecidos na Libéria comoAmérico-liberianos.
Causas do conflito civil da Libéria
As desigualdades sociais entre indígenas e os liberianos Américo-liberianos levou a maior parte da luta política e social no país, como liderança saltou entre ditadores representando grupos opostos (Samuel Doe substituindo William Tolbert, Charles Taylor substituindo Samuel Doe). Ellen Johnson-Sirleaf rejeita a sugestão de que ela é um dos elite: "Se existe uma classe, tem sido destruída ao longo dos últimos anos de casamentos e integração social."
Ganhando uma Educação
De 1948-55 Ellen Johnson estudou contabilidade e economia na Faculdade de África Ocidental, em Monróvia. Após o casamento com a idade de 17 a James Sirleaf, ela viajou para a América (em 1961) e continuou seus estudos, alcançando um grau da Universidade de Colorado. De 1969-71 leu Economia em Harvard, ganhando um mestrado em administração pública. Ellen Johnson-Sirleaf, em seguida, voltou à Libéria e começou a trabalhar no governo de William Tolbert (True Whig Party).
A Iniciar em Política
Ellen Johnson-Sirleaf serviu como Ministro das Finanças 1972-73, mas saiu depois de um desacordo sobre os gastos públicos. Como a 70 progrediu, a vida sob o Estado da Libéria, um partido, tornou-se mais polarizada - para o benefício da elite Américo-liberiano. Em 12 de abril de 1980 o sargento Samuel Doe Kayon, um membro do grupo étnico indígena Krahn, tomou o poder em um golpe militar e Presidente William Tolbert foi executado junto com vários membros de seu gabinete por um pelotão de fuzilamento.
Vida sob Samuel Doe
Com o Conselho do Povo Redenção agora no poder, Samuel Doe começou um expurgo do governo. Ellen Johnson-Sirleaf escapou por pouco - escolhendo o exílio no Quênia. De 1983-85 atuou como diretor do Citibank, em Nairobi, mas quando Samuel Doe declarou-se presidente da República em 1984 e banido os partidos políticos, ela decidiu voltar. Durante eleições de 1985 Ellen Johnson-Sirleaf campanha contra Doe, e foi colocado sob prisão domiciliar.
A vida de um economista no Exílio
Condenado a dez anos de prisão, Ellen Johnson-Sirleaf passou pouco tempo preso, antes de serem autorizados a deixar o país mais uma vez como um exilado. Durante a década de 1980 atuou como Vice-Presidente de ambos o Escritório Regional Africano da Citibank, em Nairobi, e de (HSCB) Equator Bank, em Washington. Voltar na Libéria agitação civil eclodiu mais uma vez. Em 09 de setembro de 1990, Samuel Doe foi morto por um grupo dissidente da Frente Nacional Patriótica de Charles Taylor da Libéria.
Um Novo Regime
De 1992-97 Ellen Johnson-Sirleaf trabalhou como administrador adjunto, e, em seguida, Diretor, da Secretaria do Programa de Desenvolvimento Regional das Nações Unidas para África (essencialmente um Subsecretário-Geral das Nações Unidas). Enquanto isso, na Libéria, um governo interino foi colocado no poder, liderado por uma sucessão de quatro não-eleitos (o último dos quais, Ruth Perry Sando, foi o primeiro líder da África do feminino).Em 1996 a presença de forças de paz Oeste Africano criou uma trégua na guerra civil, e eleições foram realizadas.
A primeira tentativa da Presidência
Ellen Johnson-Sirleaf voltou à Libéria em 1997 para disputar a eleição. Ela ficou em segundo lugar a Charles Taylor (ganhando 10% dos votos em relação ao seu 75%) fora de um campo de 14 candidatos. A eleição foi declarada livre e justa por observadores internacionais. (Johnson-Sirleaf campanha contra Taylor e foi acusado de traição.) Em 1999 a guerra civil havia retornado para a Libéria, e Taylor foi acusado de interferir com seus vizinhos, fomentando a agitação ea rebelião.
Uma Nova Esperança da Libéria
Em 11 de agosto de 2003, depois de muita persuasão, Charles Taylor entregou o poder ao longo de seu vice Moses Blah. O novo governo interino e os grupos rebeldes assinaram um histórico acordo de paz e definir sobre a instalação de um novo chefe de Estado. Ellen Johnson-Sirleaf foi proposto como um possível candidato, mas no final os diversos grupos selecionados Charles Gyude Bryant, uma política neutra. Johnson-Sirleaf serviu como chefe da Comissão de Reforma da Governação.
Eleição da Libéria 2005
Ellen Johnson-Sirleaf desempenhou um papel ativo no governo de transição como o país preparado para as eleições de 2005 e, finalmente, ficou para o presidente contra o seu rival o futebolista ex-internacional, George Weah Manneh. Apesar de as eleições serem chamados justa e ordenada, Weah repudiou o resultado, que deu uma maioria para Johnson-Sirleaf, eo anúncio do novo presidente da Libéria foi adiado, enquanto se aguarda uma investigação. Em 23 de novembro de 2005, Ellen Johnson-Sirleaf foi declarado vencedor das eleições na Libéria e confirmado como próximo presidente do país. Sua inauguração, que contou com os gostos dos EUA a primeira-dama Laura Bush ea secretária de Estado Condoleezza Rice, teve lugar na segunda-feira 16 janeiro de 2006.

Ellen Johnson-Sirleaf, a mãe divorciada de quatro meninos e avó de seis crianças é eleito presidente da Libéria, primeira mulher, bem como o líder eleito a primeira mulher no continente.

Vamos




Sou filha de oxum

Sou filha de oxum

Vamos cuidar do nosso planeta

Vamos cuidar do nosso planeta