quinta-feira, 12 de maio de 2011

Leiam com atenção


Diário Liberdade - O “estupro corretivo”, uma prática horrenda de estuprar lésbicas para “curar” a sua sexualidade, se tornou uma crise na África do Sul, especialmente nas cidades.

A África do Sul é a capital do estupro do mundo. Uma menina nascida na África do Sul tem mais chances de ser estuprada do que de aprender a ler. Surpreendentemente, um quarto das meninas sul-africanas são estupradas antes de completarem 16 anos. Este problema tem muitas raízes: machismo (62% dos meninos com mais de 11 anos acreditam que forçar alguém a fazer sexo não é um ato de violência), pobreza, ocupações massificadas, desemprego, homens marginalizados, indiferença da comunidade -- e mais do que tudo -- os poucos casos que são corajosamente denunciados às autoridades, acabam no descaso da polícia e a impunidade.

A maioria das vítimas são torturadas, severamente atacadas e as vezes assassinadas! Elas ainda ficam expostas ao HIV/AIDS por causa do ataque e muitas cometem suicídio como resultado do "estupro corretivo".

O governo da África do Sul e o sistema judiciário falham com as vítimas do Estupro Corretivo ao permitirem que os estupradores recebam penas ridiculamente baixas e ao demorarem literalmente anos para concluírem os julgamentos. Durante esse tempo as vítimas são obrigadas a viver, ver e sofrer ameaças dos seus estupradores todos os dias, assim como aqueles que ajudam as vítimas!

Nos últimos 10 anos:
* 31 lésbicas foram assassinadas por causa de sua sexualidade [na África do Sul];
* mais de 10 lésbicas são estupradas por semana somente em Cape Town;
* 150 mulheres são estupradas todos os dias na África do Sul;
* de 25 homens acusados de estupro na África do Sul, 24 saem livres de punição.

A despeito disso tudo, crimes de ódio baseados na orientação sexual não são reconhecidos pela lei da África do Sul!

Millicent Gaika (foto acima) foi atada, estrangulada e estuprada repetidamente durante um ataque no ano passado. Ativistas sul-africanas corajosas estão arriscando as suas vidas para garantir que o caso da Millicent desperte mudanças. O seu apelo para o Ministro da Justiça repercutiu tanto que conquistou 140.000 assinaturas, forçando o ministro a responder ao caso em rede nacional. Porém, o Ministro ainda não respondeu às demandas por ações concretas.
Isto é uma catástrofe humana. Mas a Luleki Sizwe e parceiros do Change.org abriram uma fresta na janela da esperança para reagir: criaram um acampanha para demandar que o Presidente Zuma e o Ministro da Justiça condenem publicamente o “estupro corretivo”, criminalizem crimes de preconceito e liderem uma guinada crucial contra o estupro e homofobia no país (302,211 pessoas já assinaram a petição):

https://secure.avaaz.org/po/stop_corrective_rape/?vl.

Trata-se de uma batalha contra a pobreza, o machismo e a homofobia. Acabar com a cultura do estupro requere uma liderança ousada e ações direcionadas, para assim trazer mudanças para a África do Sul e todo o continente. O Presidente Zuma é um Zulu tradicional, ele mesmo foi ao tribunal acusado de estupro. Porém, ele também criticou a prisão de um casal gay no Malawi no ano passado, e após forte pressão nacional e internacional, a África do Sul finalmente aprovou uma resolução da ONU que se opõe a assassinatos extrajudiciais relacionados a orientação sexual.

No Brasil estão-se a coletar provas da existência de comunidades que defendem esta prática.

Esta matéria foi retirado do Jornal Diário Liberdade

quinta-feira, 5 de maio de 2011


Caça-Palavras Afro-Brasileiras





ABARÉ – Médium já desenvolvido. Sacerdote de qualquer religião.
ABOEJU – Vodum jovem, masculino, de linha jeje, cultuado no MA.
AMORÔ – Cargo da primeira sacerdotisa ou primeira samba em candomblés de influência angola-conquense.
ANDERÉ – Comida votiva de Nanã. É um vatapá de feijão fradinho.
COROA – Conjunto de orixás e entidades de um médium, santos que ele “recebe e que o protegem. Quando são poderosos e incomuns, diz-se que o médium tem uma “coroa bonita”.
FILHO DE FÉ – designação de adepto da Umbanda.
GARRAFADA – Remédio à base de ervas maceradas em aguardente, preparado por curandeiros, aceitado para qualquer doença. Outrora, muitas vezes com ervas venenosas, era ministrado, mediante boa paga, a desafetos do pagador.
INHAME – Planta dioscorídia, cujo tubérculo é comestível, mais comumente como farinha. É abundante em regiões tropicais. Entre os iorubá, são consagrados a Oxaguiã, o orixá dos inhames novos, e aos espíritos ancestrais.
OLHO DE BOI – Arbusto trepador leguminoso. Segundo outros é a semente da palmeira brasileira tocumã, da qual há várias espécies. A fava é usada como amuleto e em muitos “trabalhos” de terreiro.
PANDOMÉ – Peji, altar dos voduns, em candomblé jeje.
PIAU – Frango preto para ser empregado em feitiços.
QUARTINHAS – Vasilhas de barro, de determinada forma, onde são colocados, no peji, os líquidos para os orixás ou para as entidades. Algumas de tamanho grande, contém os “assentamentos” de orixás e, por vezes, são cobertas com as roupas dos mesmos.
RUNJEFE – Colar de contas vermelhas e contas redondas ou cilíndricas de coral. É usada pela filha de santo, somente após sete anos de “feita”, em candomblés jeje e, na Umbanda, após um ano.
SARAPEBÉ – O mesmo que cambono, pessoa do terreiro encarregada de tratar da alimentação dos Eguns.
UMBAÚBA – Planta de Iansã. A ela se atribui a propriedade de afugentar espíritos obsessores e proteger contra más influências espirituais.

terça-feira, 29 de março de 2011

Até quando?

A polícia inglesa divulgou quem jogou uma banana em direção a Neymar.

Na partida entre Escócia e Brasil, no estádio do Arsenal, o Emirate.

Um estádio sem alambrado para proteger os jogadores.

Se uma pessoa quiser jogar uma moeda, uma pilha, pode atingir os atletas.

De acordo com os policiais, foi um um adolescente alemão, um turista.

E que não houve intenção do jovem em hostilizar o brasileiro, compará-lo ao um macaco.

Não, jogou a banana por jogar.

Se estivesse comendo uma jaca, jogaria a jaca...

E diante desta profunda investigação, o caso está encerrado...

Assim como o torcedor russo que mostrou uma banana para Roberto Carlos...

Ou como os peruanos que ficaram imitando macacos para Diego Maurício na disputa do Sul-Americano sub-20.

Ou como Danilo não quis ofender Manuel quando o chamou de macaco no ano passado e já esquecemos...

Esta postura absurda diante do racismo se explica pelos ofendidos...

Eles não querem confusão e optam pela saída mais vergonhosa: a da covardia...

"Prefiro nem tocar no assunto para não virar uma bola de neve", foi o que disse Neymar.

Ele já disse pior.

Antes da partida em Londres, de uma interessante entrevista.

Perguntado se já havia sofrido preconceito, ele foi direto.

"Nunca fui discriminado. Até porque não sou preto..."

Talvez não no seu espelho, mas para um adolescente alemão você é.

E deve ser humilhado por isso.

O comportamento da polícia inglesa é absurdo.

Como no caso de Jean Charles de Menezes, morto pela Scotland Yard, em 2005.

Apenas por ter sido confundido com um terrorista.

Nenhum policial foi punido.

Esta é a atitude da polícia inglesa.

Até porque há muito dinheiro envolvido.

O Emirates virou a casa da Seleção graças a um acordo com a empresa Kentaro, que negocia os jogos do Brasil.

O time agora de Mano Menezes atua por lá porque rende muito dinheiro.

Não seria uma casca de banana jogada para Neymar que iria alterar esse acordo.

Só para lembrar.

Neymar não está sozinho nesta postura de não se enxergar negro.

Ronaldo também falou algo assustador quando atuava no Real Madrid.

"Acho que todos os negros sofrem (com o racismo).

Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância."

Roberto Carlos disse que não 'se afetou' com a banana mostrado pelo torcedor do Zenit.

Enquanto os jogadores tiverem medo de enfrentar essa situação nojenta, racistas continuarão fazendo o que quer.

Se alguém quer ganhar muito dinheiro deve vender bananas em frente ao Emirates Stadium.

Principalmente se a Seleção Brasileira estivar jogando...

Consumidores dessas bananas não vão faltar....

Nem policiais e jogadores se fazendo de desentendidos...

E encorajando gerações e gerações de racistas...

Esta noticia foi retirada do blog de Cosme Rímoli

quarta-feira, 2 de março de 2011

O carnaval é uma aula de historia, geografia e artes

Estive pensando que em apenas quatro dias é possivel homenagear,visitar e fazer abordagens culturais sobre temas como comportamento e amor.E possivel tambem ,visitar à Àfrica,à Bahia,Portugal,China em apenas quatro noites atraves dos sambas-enredos.
Em sala de aula podemos escolher um tema e trabalhar com nossos alunos.Eu escolhi o o samba da minha comunidade.

Enredo: PORTUGAL, TERRA MÃE GENTIL DESTE GIGANTE CHAMADO BRASIL

SOBERANA…TRIUNFA A COROA LUSITANA
NO GRANDE BAILE IMPERIAL
DOM MANUEL E SUA CORTE
ABENÇOAM O FIDALGO NAVEGANTE
ASSIM PARTIU CABRAL AO NOVO MUNDO
PELOS MARES DE NETUNO
CHEGA EM PAPAGALI… UM PARAÍSO TROPICAL
AS FLECHAS SAGRADAS DE TUPÃ
SE UNEM AOS BRASÕES DE ALÉM-MAR
A FÉ CRISTÃ SEMEIA NOSSO CHÃO
DE PORTUGAL VEIO A COLONIZAÇÃO

BEM-VINDO DOM JOÃO, NO CORTEJO REAL
MEU POVO É SÓ FELICIDADE
ABRIU OS PORTOS, DO SEU FILHO UM BRADO FORTE
INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

MEU SAMBA E O FADO SE MISTURAM
FESTEJANDO AS HERANÇAS CULTURAIS
JOGOS DE DAMAS, DADOS E BARALHO
O DICIONÁRIO PIONEIRO DE MORAIS
VINHO DO PORTO, CULINÁRIA SOBRE A MESA
NA BOEMIA DOS BOTEQUINS
EU ESQUEÇO AS TRISTEZAS
VEM ZÉ PEREIRA, NA MARCAÇÃO
VAMOS UNIR NOSSAS BANDEIRAS
TERRA MÃE GENTIL
VERDE E AMARELO É O CORAÇÃO DO MEU BRASIL

IMPERIANO EU SOU, ME ORGULHO E SOU FELIZ
BATO NO PEITO, SARANDI MINHA RAIZ
AÇORIANOS SELARAM MINHA SORTE
SOMOS OS LEÕES DA ZONA NORTE

Este samba nos localiza,pois todos os nossos alunos são pertencentes ao Bairro Sarandi zona norte de Porto Alegre
podemos trabalhar:
*Pontuação
*Interpretação de textos
*Arte
*Historia através de questionamento de quem são estes personagens sitados no samba;
*Geografia local e mundial
Enfim todos os topicos comtemplados na obrigatoriedade da Lei 10.639.
Bom trabalho gurias.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Plano de aula ou Projeto Tematico

Algumas colegas me procuraram com duvidas sobre o o que é melhor plano de aula ou projeto? E como montar,o que deve conter entao resolvi dividir a minha experiencia e espero ajudar,lembrando que há outras formas de estruturar mas eu gosto de trabalhar assim.

O plano de aula deve conter:
- Tema
- A quem se destina (clientela, público-alvo, faixa etária... você escolhe a denominação)
- Objetivo
- Area de conhecimento
- Conteúdo
- Estratégia (como será trabalhada a aula)
- Materiais utilizados


Já sequencia didática deve conter:
- Tema (título)
- A quem se destina
- Justificativa (explicitar a relevância do projeto na formação dos alunos)
- Área de conhecimento (Português, Matemática, Linguagem Oral*, Ciências, História, Geografia, Corpo e Movimento*, Temas Transversais**)
- Conteúdo
- Objetivo geral
- Objetivos específicos
- Materiais utilizados
- Produto final***
- Bibliografia

* Trabalhados apenas na educação infantil
** Cidadania, meio ambiente, educação para a paz, educação para o trânsito, educação sexual, diversidade e pluralidade culturais
*** Somente para o projeto. Lembrando que TODO PROJETO DEVE TER UM PRODUTO FINAL.

Origens africanas num país chamado Brasil

Origens africanas num país chamado Brasil

Postagens populares

Vamos




Sou filha de oxum

Sou filha de oxum

Vamos cuidar do nosso planeta

Vamos cuidar do nosso planeta