quarta-feira, 2 de março de 2011

O carnaval é uma aula de historia, geografia e artes

Estive pensando que em apenas quatro dias é possivel homenagear,visitar e fazer abordagens culturais sobre temas como comportamento e amor.E possivel tambem ,visitar à Àfrica,à Bahia,Portugal,China em apenas quatro noites atraves dos sambas-enredos.
Em sala de aula podemos escolher um tema e trabalhar com nossos alunos.Eu escolhi o o samba da minha comunidade.

Enredo: PORTUGAL, TERRA MÃE GENTIL DESTE GIGANTE CHAMADO BRASIL

SOBERANA…TRIUNFA A COROA LUSITANA
NO GRANDE BAILE IMPERIAL
DOM MANUEL E SUA CORTE
ABENÇOAM O FIDALGO NAVEGANTE
ASSIM PARTIU CABRAL AO NOVO MUNDO
PELOS MARES DE NETUNO
CHEGA EM PAPAGALI… UM PARAÍSO TROPICAL
AS FLECHAS SAGRADAS DE TUPÃ
SE UNEM AOS BRASÕES DE ALÉM-MAR
A FÉ CRISTÃ SEMEIA NOSSO CHÃO
DE PORTUGAL VEIO A COLONIZAÇÃO

BEM-VINDO DOM JOÃO, NO CORTEJO REAL
MEU POVO É SÓ FELICIDADE
ABRIU OS PORTOS, DO SEU FILHO UM BRADO FORTE
INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

MEU SAMBA E O FADO SE MISTURAM
FESTEJANDO AS HERANÇAS CULTURAIS
JOGOS DE DAMAS, DADOS E BARALHO
O DICIONÁRIO PIONEIRO DE MORAIS
VINHO DO PORTO, CULINÁRIA SOBRE A MESA
NA BOEMIA DOS BOTEQUINS
EU ESQUEÇO AS TRISTEZAS
VEM ZÉ PEREIRA, NA MARCAÇÃO
VAMOS UNIR NOSSAS BANDEIRAS
TERRA MÃE GENTIL
VERDE E AMARELO É O CORAÇÃO DO MEU BRASIL

IMPERIANO EU SOU, ME ORGULHO E SOU FELIZ
BATO NO PEITO, SARANDI MINHA RAIZ
AÇORIANOS SELARAM MINHA SORTE
SOMOS OS LEÕES DA ZONA NORTE

Este samba nos localiza,pois todos os nossos alunos são pertencentes ao Bairro Sarandi zona norte de Porto Alegre
podemos trabalhar:
*Pontuação
*Interpretação de textos
*Arte
*Historia através de questionamento de quem são estes personagens sitados no samba;
*Geografia local e mundial
Enfim todos os topicos comtemplados na obrigatoriedade da Lei 10.639.
Bom trabalho gurias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei,vou fazer isto.Suelem

Anônimo disse...

A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da terra
Será que eu serei o dono desta festa
Um rei
No meio de uma gente tão modesta
Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar
Levei o meu samba pra mãe de santo rezar
Contra o mal olhado eu carrego o meu patuá
Eu levei!
Levei o meu samba pra mãe de santo rezar
Contra o mal olhado eu carrego o meu patuá
Eu levei!
Acredito
Acredito ser o mais valente nessa luta do rochedo com o mar
E com o ar!
É hoje o dia da alegria
É a tristeza, nem pode pensar em chegar
Diga espelho meu!
Diga espelho meu
Se há na avenida alguém mais feliz que eu
Diga espelho meu
Se há na avenida alguém mais feliz que eu

(UNIÃO ILHA
Enredo: É Hoje - 1981
Compositores: Didi/Mestrinho)


Bom Carnaval pro cê!

Bjs.

Vamos




Sou filha de oxum

Sou filha de oxum

Vamos cuidar do nosso planeta

Vamos cuidar do nosso planeta