segunda-feira, 13 de dezembro de 2010


Amigos

Que nossa grande mãe Oxum conceda a todos serenidade para agir de forma consciente e equilibrada,e como as águas doces – que seguem no curso de um rio, entrecortando pedras e se precipitando numa cachoeira, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo para encontrar o mar que assim seja que ela possa dar forças a todos para lutar por seus sonhos.

Ora Ye Yêo Oxum!!!!

Oração

Senhora das cachoeira, Linda e maravilhosa Oxum,afasta de mim todo o mal que no momento me aflige.Que eu seja abençoado com a tua bondade e justiça.
Que em nome de oxala muitas vezes aclamas por todos aqueles que te amam.
Peço-te que, neste momento, derrames sobre mim, Oxum, o teu olhar misericordioso.
Que as tuas aguas acalmem a minha pobre alma e que neste momento eu receba a graça que tanto espero.
Aprendi esta oração aos 7 anos com minha avó,dona Dolores do xangô,tenho tanta fé e a mãe oxum nunca me desamparou,nem a mim nem aqueles que são cobertos pelo seu manto.
Desejo a todos que visitam este blog tenham um ano doce como mel e calmo como as aguas de oxum.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia da consciencia negra







Estas atividades propicio no decorrer do ano aos meus alunos
afinal somos negros 365 dias do ano

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um projeto para trabalhar o ano inteiro

Educação Infantil e 1º ano Ensino Fundamental

Semana da Consciência Negra

- Pesquisa em jornais e revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil, Portugal e África.

- Identificação de palavras pesquisadas através de caça-palavras

- Leitura do texto “Zumbi pensava diferente”

- Observação do mapa mundi para localização do Brasil, África, Portugal.

- Decomposição da palavra PALMARES para formação de novas palavras.

- Roda de conserva enfocando a diferença entre o dia 13 de maio e o dia 20 de novembro

- Tentativa de escrita de palavras

- Registro de numerais comparando quantidades

- Exploração do calendário mensal

- Exploração do calendário anual com observação de datas que marcam a história de negro

- Construção de um glossário com palavra de origem africana

- Rodas de conversa enfocando a irmandade dos homens, que todos somos iguais.

- Exposição de ervas presentes principalmente na cultura afro

- Contagem de número de letras das palavras

- Localização identificando distâncias: Perto longe a partir da fala do narrador ao afirmar que os negros cativos vinham de muito longe.

- Pesquisa de gravuras ou fotos que demonstrem atos fraternos entre brancos e negros.

- Audição da música “O conto das três Raças” (Clara Nunes) entre outras.

- Exploração de sons afros: tambor, atabaque, berimbau.

- Ilustração da História Tempo de Escravidão (através de pintura com guache)

- Confecção de fantoches com perfil afro;

- Construção de retrato étnico da turma: produção de mural com fotos e frases que traduzem as características étnicas e culturais das crianças;

- Formação de painel coletivo com personalidades negras que alcançaram a fama;

- Construção de maquete de um quilombo;

- Confecção de chocalhos, atabaque e berimbau.



Literatura: Sugerimos as histórias: O ratinho branco e o grilo sem Asas; Menina bonita do laço de fita e a lenda Negrinho do Pastoreio.



"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei".

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dilma e a Educação

Congresso do PT, em Brasília (DF), deu ênfase ao projeto do partido para as crianças e jovens. “Os jovens serão os primeiros beneficiários da era de prosperidade que estamos construindo. Nosso objetivo estratégico é oferecer a eles a oportunidade de começar a vida com segurança, liberdade, trabalho e realização pessoal.” As políticas públicas devem ser voltadas aos mais de 50 milhões de jovens brasileiros e suas crianças. “Um País se mede pelo grau de proteção que dá a suas crianças. São elas a essência do nosso futuro. E é na infância que a desigualdade social cobra seu preço mais alto. Crianças desassistidas do nascimento aos cinco anos serão jovens e adultos prejudicados nas suas aptidões e oportunidades. Cuidar delas adequadamente é combater a desigualdade social na raiz.” É isso que queremos.
Penso que a Educação de nossas crianças não deveria ser projeto de partido e sim do país ,ou seja,indepedente do governo a educação deveria ser prioridade.Estamos de olho...

Um pouco de poesia na sala de aula

Pessoas são Diferentes

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...
Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Ruth Rocha


Como trabalhar com poesia?

• Brincar com as palavras
(achar uma palavra dentro da outra)
• Reconhecer palavras que rimam
• Criar rimas
• Fazer acrósticos
• Trabalhar também o desenho (ilustrar um poema)
• Formar palavras substituindo vogais
• Explorar a diferença entre canção e poema
• Trabalhar noções do real e imaginário
• Colocar poema na ordem correta
• Montar acróstico
• Ordenação de versos
• Escrita de texto lacunado
• Criação de poema

O que a poesia nos dá?

• Ajuda a romper modos convencionais de percepção e
julgamento.
• Faz com que vejamos o mundo e as pessoas com novos
olhos ou descubramos novos aspectos deles.
• Pode dar-nos uma consciência mais ampla dos nossos
sentimentos profundos.
• Possibilita o exercício de reconhecer-se no outro --
elemento fundamental da arte.
• Discernimento do limite entre realidade e criação.
• Multiplicidade de gêneros poéticos (e textuais) -- poesia
concreta, soneto, haicai, poema musical etc.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Poesia - Diagnóstico

Não estou louca!
Longe disso.
Apenas decidi amar-te
E lembrar-te, sem culpa,
Sempre que meu espírito
Por ti clamar.
Se isso é loucura,
Estou diagnosticada.

Irina Sopas

Gosto de poesia e sou fã de Irina

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Os analfabetos tem vez?


Vamos ler o bordão abaixo:
“Vote em Tiririca. Pior que está não fica”. O segundo é “Você sabe o que faz um deputado federal? Eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”.
“De acordo com a Constituição, os analfabetos são inelegíveis e, portanto, não podem se candidatar e receber votos. Por lei, os candidatos são obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral um comprovante de escolaridade. Na ausência de comprovante, devem demonstrar capacidade de ler e escrever.”
Talvez Tiririca seja apenas iletrado. Mas afinal o que quer dizer ser iletrado? Iletrado quer dizer não ter cultura ou não saber ler e escrever, não conhecer as letras?
Mas não era o governo nos âmbitos federal, estadual e municipal que deveria dar conta da erradicação do analfabetismo?
Penso que o analfabetismo não pode ser considerado como uma doença a ser erradicada, mas um problema social a ser resolvido pelos dirigentes de nossos pais, para que o cidadão possa viver com dignidade humana e exercer a sua cidadania como, por exemplo, candidatar-se sem ser alvo de chacotas ou de promotores que ao invés de preocupar-se em descobrir como uma pessoa chegou aos 45 anos de idade sem aprender a ler ou escrever como muitas pessoas da periferia as quais conheço que, não tem direito a exercer sua cidadania e ficam a mercê dos programas sociais do governo, por que isto PODE. Ser palhaço é profissão neste país, pode ate contribuir com INSS desde que não queira praticar política
Enquanto assistimos os sujos se beneficiando da lei da ficha limpa percebemos que no Brasil se tu não fores branco, bonito, falar direitinho adorar maracutaia não se tem vez.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Até quando?


ONU conclui investigação sobre estupro em massa no Congo

Nações Unidas - O Conselho de Segurança das Nações Unidas receberá terça-feira o relatório da investigação sobre o brutal ataque perpetrado por grupos armados rebeldes na República Democrática do Congo, no qual mais de 240 civis foram violadas a apenas 30 quilómetros de uma base da missão da ONU.

O secretário-geral adjunto para Operações de Paz do organismo, Atul Khare, que lidera a delegação enviada ao Congo, será o encarregado de explicar ao órgão sobre este acontecimento.

Segundo números preliminares divulgados pela ONU, das mais de 240 vítimas, 28 eram menores de idade e quase todas eram meninas entre 12 e 17 anos.

O ataque foi realizado por guerrilheiros congoleses Mai-Mai e das Forças Democráticas para a Libertação de Rwanda (FDLR) e aconteceu entre os dias 30 de Julho e 2 de Agosto contra várias aldeias da província de Kivu Norte, uma região remota e complicada do leste do país.

A missão da ONU na República Democrática do Congo (Monusco) assegurou que não teve conhecimento da agressão até uma semana depois do incidente, apesar do acontecido ter ocorrido num povoado próximo a uma de suas bases.

O Conselho de Segurança expressou recentemente o seu mal-estar pelo ocorrido e pediu uma declaração conjunta e unânime que as circunstâncias sejam esclarecidas, assim como a conduta dos "capacetes azuis".

Para isso, a organização enviou uma delegação especial ao país africano para investigar o ataque e o porquê os capacetes azuis não conseguiram impedir um incidente tão grave apesar ter uma base a 30 quilómetros do local do ataque.
Fonte Agencia Angola Press

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