Eu penso que ensinar  sobre a historia do continente África é discutir colonização, globalização,  a formação recente dos Estados africanos, a diáspora contemporânea de povos africanos, o  terrível da migração de africanos e  também de brasileiros ,  principalmente os negros ,  as novas formas de trafico humano, o  sucateamento das riquezas da África pelas grandes potencias , a importância de relações  entre Brasil e paises africanos não somente por direitos humanos, mas também pela importância de  uma frente contra uma globalização capitalista que se alimenta da fragmentação dos oprimidos, das nações tidas como subdesenvolvidas. 
           Ao falar  em comunidade étnica negra  não podemos esquecer das  formas atuais de internacionalismo  proletário  e pactos do Atlântico negro, estudos sobre a riqueza da diáspora negra contemporânea- a produção  político musical, como o samba, o rap, o hip hop, o funk entre outras. A consciência da historia do povo negro na historia do Brasil e os diversos moviemntos abolicionistas que houveram,  
 Há muitas formas de discutir a historia da África e dos africanos e as suas influencias sobre a identidade do negro no Brasil,e isto se pode aprender de formas  múltiplas, valorizando vivências e experiências prévias para construir novos caminhos e saberes. A Diversidade que está posta nos bancos escolares, sexual, racial, cultural, etc. revelam a pluralidade deste espaço que continua reproduzindo velhas ideologias de uma sociedade hegemônica.
        Resgatar através de projetos a história e memória dos afros descendentes possibilita ao professor criar uma alternativa pedagógica abrindo novas possibilidades de compreensão da cultura africana e afro-brasileira. E isso poderá promover auto estima das crianças possibilitando novas formas de identificação formando novas praticas cotidianas de relacionamento.
        E voces colegas o que pensam ?Comentem...









Nenhum comentário:
Postar um comentário