terça-feira, 22 de junho de 2010

Educação e a religião de matriz africana

Escutei recentemente de uma colega professora o seguinte comentário: Qual a importância de trazer questões sobre a religião de matriz africana para sala de aula?
Então resolvi devolver a ela pergunta da seguinte forma qual a importância de trazer questões relacionadas às religiões evangélicas e católicas para sala de aula?
Ela não soube me responder apenas me “catequizou” dizendo que Deus não sacrificava animais, não pedia oferendas entre outros.
Mas eu não podia perder esta oportunidade de lembrá-la que o primeiro sacrifício feito por um homem de um animal relatado na Bíblia foi aquele que Abel fez oferecendo a Deus os primogênitos das suas ovelhas. E nota que o SENHOR atentou para o sacrifício do animal em contraste à Sua rejeição da oferta de Caim que lhe ofereceu sua colheita. Também a lembrei que Deus pediu a Abraão seu filho Isaque em sacrifício e Abraão ,por sua vez,não negou o pedido a Deus que,contudo poupou o único filho de Abraão e aceitou em troca um cordeiro.
No Novo Testamento, principalmente no Evangelho de João, onde João Baptista diz a Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (João, 1:29). Os hebreus tinham o costume de matar um cordeiro em sacrifício a Deus, para remissão dos pecados. O sacrifício de animais (ou mesmo de pessoas) era freqüente entre vários grupos étnicos, em várias partes do mundo.
Então não me venham dizer a religião de matriz africana é algo demoníaco, ela é única, verdadeira. Não me venham com a desculpa de preservar o meio ambiente podar a nossa cultura religiosa que deve ser conhecida e reconhecida também no espaço escolar.
Agora se minha colega compreendeu a mensagem eu não sei, mas que ficou sem palavras acreditem ficou.

Nenhum comentário:

Vamos




Sou filha de oxum

Sou filha de oxum

Vamos cuidar do nosso planeta

Vamos cuidar do nosso planeta