sexta-feira, 5 de março de 2010

Atividades livres para patio

Atividades no pátio

Mbube, Mbube (ou O Leão e o Impala)

Imbube é um dos termos do povo zulu para designar o leão, um dos predadores do impala. O jogo é um tipo de pega-pegaBRINCADEIRAS DE QUADRA

Regras

Todos os jogadores formam um círculo. Dois começam a brincadeira: um será o leão; o outro, o impala. O leão deve caçar o impala em um minuto, ziguezagueando entre os outros jogadores, enquanto esses gritam mbube, mbube. Se o predador não conseguir pegar sua presa no tempo determinado, será eliminado e se incorpora ao círculo dos companheiros. O grupo elege um novo leão. Se o leão pega o impala, se escolhe um outro para ser o fugitivo.
Na mamba, a importância do trabalho em equipe
A mamba é um tipo de serpente africana da África austral. Existem espécies verdes e negras e ambas são venenosas. A brincadeira é um tipo diferente de pega-pega.

Regras

Uma pessoa é escolhida para ser a mamba, que vai ser o pegador. O professor desenha no chão um quadrado de 10 metros x 10 metros (tamanho ideal para 20 crianças). Durante a brincadeira, todos os participantes devem permanecer dentro dessa demarcação, mas tentando escapar da serpente. A um sinal, o jogo começa. A mamba tenta pegar os jogadores. Quando um é pego pela serpente, deve posicionar-se atrás da mamba, segurando-a pela cintura ou pelos ombros. Cada participante que é tocado pela mamba se junta ao último do "corpo" da serpente. Dessa forma ela vai ficando cada vez mais comprida. Se um jogador sai do quadrado, deve ser eliminado do jogo. Só a criança que é a cabeça da serpente pode capturar os jogadores, mas o "corpo" da fileira que se formou deve ser usado para interceptar ou atrapalhar os fugitivos. Os jogadores não podem cruzar o corpo da serpente. A brincadeira acaba quando restar apenas um jogador sem ser pego. E recomeça com esse sendo a mamba.

JOGOS DE TABULEIRO

Yote
Esse jogo da África Ocidental tem diferentes nomes de acordo com a região do continente em que é praticado. Atualmente é um dos mais populares do Senegal e suas regras lembram o jogo de damas.

Material

1 tabuleiro quadriculado com 30 casas (6x5)
1 dado
24 peões (12 de cada tipo - podem ser usadas sementes ou pedras)
Número de jogadores
Dois

Objetivo

Eliminar os peões do adversário

Regras

A partida começa com o tabuleiro vazio. Os participantes recebem 12 peões cada. Joga-se o dado para indicar quem inicia o jogo. Cada jogador pode colocar um peão em uma casa livre ou deslocar suas peças para uma casa vazia, horizontal ou verticalmente. Para capturar um peão adversário, é preciso saltar sobre ele, também na horizontal ou na vertical. A cada peão tomado o jogador pode retirar um outro do tabuleiro. Captura-se então dois peões a cada tomada. Ganha quem no final tiver mais peões do adversário.

Um comentário:

Evandro disse...

Meu nome é Evandro, sou professor no minicípio fluminense de Paty do Alferes e gostei muito das informações sobre estes jogos africanos. Gostaria de fazer duas perguntas:
Os jogos podem ser usados em algumas turmas do quinto ao nono ano ou só são indicados para os menores?
No jogo da Mamba, a Mamba pode entrar livremente no perímetro em que ficam os outros participantes ou há alguma restrição para a sua movimentação?

Vamos




Sou filha de oxum

Sou filha de oxum

Vamos cuidar do nosso planeta

Vamos cuidar do nosso planeta